O sabor antecipado do outono

12 outubro 2026
Ouriço de castanha aberto num castanheiro, revelando castanhas maduras entre folhas ainda verdes, num cenário de transição para o outono.

Há estações que chegam pelo calendário e há estações que chegam pelos sentidos.

O outono deste ano continua atrasado na paisagem. As manhãs já acordam mais frias, mas ainda não trazem aquele cheiro a terra escura que sobe dos caminhos depois da chuva. Ainda não há fumo de chaminés a desenhar linhas finas sobre os telhados. As folhas começam a cair aqui e ali, mas sem a abundância dourada que costuma transformar as árvores em despedidas luminosas.

Apesar disso, os frutos já seguiram caminho.

Os soutos foram perdendo as suas castanhas. As nogueiras deixaram cair o que tinham para oferecer. Os pomares vivem aqueles dias discretos em que o trabalho principal já foi feito e apenas ficam para trás pequenos gestos, esquecimentos e recolhas tardias.

Há anos em que o dióspiro domina a memória da estação. Este ano, são as nozes.

Num final de tarde, encontrei-me num pomar com a missão de apanhar algumas. Missão simples, aparentemente. Mas a certa altura deixei de as guardar. Comecei antes a partir as cascas com os dedos e a comer as nozes ali mesmo, debaixo da árvore que as tinha gerado.

Há frutos que viajam bem. Outros perdem qualquer coisa pelo caminho.

Aquelas nozes sabiam melhor por estarem no lugar certo. Entre ervas, folhas e ramos. Com a luz suave do fim da tarde a cair sobre o pomar. Como se o sabor não pertencesse apenas ao fruto, mas também ao local onde tinha crescido.

Fui levando algumas à boca da Paula, que as aceitava com a satisfação tranquila de quem reconhece um bom momento quando ele acontece.

Foi então que percebi.

Estava a saborear o outono.

Não o outono dos livros, dos postais ilustrados ou das tardes envolvidas em nevoeiro. Não o outono das árvores incendiadas de amarelo e cobre.

Era um outono ainda incompleto.

Um outono com demasiadas folhas verdes. Um outono onde certas árvores insistem em florir. Um outono em que a chuva parece ter perdido o caminho e as temperaturas continuam a tocar valores que pertencem mais a setembro do que a outubro.

Mas é outono na mesma.

No dia seguinte regressei ao mesmo lugar. Encontrei a Paula debaixo de um castanheiro, acompanhada por uma amiga, enquanto enchiam sacos com castanhas acabadas de apanhar. Havia qualquer coisa de antigo naquela cena. Uma espécie de continuidade silenciosa entre pessoas, árvores e estações.

Mais tarde, as castanhas seguiram para o forno.

Sabiam bem.

Mas não exatamente como deveriam saber.

Faltava qualquer coisa.

Faltava o ar frio que obriga a fechar o casaco. Faltava o vento a empurrar as nuvens. Faltava a humidade agarrada às manhãs. Faltava a chuva miudinha que torna as casas mais acolhedoras e os copos de vinho mais justificados.

Os sabores também dependem do cenário.

Talvez seja por isso que o verdadeiro outono ainda pareça ausente. Os frutos chegaram. Os gestos chegaram. Os sinais chegaram.

A estação, essa, continua a caminho.

Mas naquele pomar, entre nozes partidas à mão e conversas sem pressa, já foi possível provar um pequeno avanço da sua chegada.

E, por momentos, isso bastou.

PÁGINAS MAIS FOLHEADAS

Um rapto ao jantar

A cidade que se esconde atrás dos crivos

Onde o vento reza sozinho