O mundo que fica à velocidade dos pés

A rotina de um dia de trabalho é, por norma, traçada em linhas diretas e apressadas, ocupando as horas até ao momento em que regressamos a casa com a sensação de termos atravessado o dia sem realmente o ver. Quando a Paula sugeriu uma ida ao minimercado, o reflexo automático seria optar pelas duas ou quatro rodas. Contudo, a decisão de ir a pé tornou-se um convite inesperado para abrandar e mudar de ritmo.
Por vezes imaginamos que quebrar a rotina exige grandes planos, estradas desconhecidas ou destinos distantes. Na maioria dos casos basta apenas aproveitar uma oportunidade que surge sem anunciar importância.
Descer a rua habitualmente percorrida em sobressalto revelou um mundo que a urgência torna invisível. Dobrando a curva, o olhar deteve-se numa viçosa plantação de couve penca e numa senhora idosa que, ajoelhada sobre a terra, se ocupava numa luta silenciosa contra algumas ervas teimosas. Mais à frente, o canto enérgico dos pássaros preenchia o ar, dividindo-se entre a copa de uma árvore e a linha de alta tensão, como se fosse uma assembleia de aves.
Mas a maior surpresa aguardava junto ao meio-fio: um pequeno mundo escondido à beira de um passeio, na base de um tronco antigo, entre folhas secas e um pedaço de terra esquecida, nasciam os primeiros cogumelos que vejo neste outono. Uma pequena comunidade que sempre me fora ocultada pela aceleração da scooter e pelo relógio. Não os procurei. Não saí de casa com esse objetivo. Não me aventurei por bosques nem caminhos rurais. Tropecei neles a caminho do minimercado, como se o outono tivesse decidido antecipar-se e vir, mais uma vez, ao meu encontro.
Talvez o mundo continue exatamente onde sempre esteve. Somos nós que, por vezes, passamos depressa demais.